Regulamento

I. Todos os filmes que não estejam em português DEVEM ter legendas em inglês e fornecer arquivos .srt das legendas em inglês. Filmes que não cumpram com estas regras serão desclassificados. 

II. Todos os filmes inscritos devem ter um link não-listado do filme no Youtube para a exibição. Todos os filmes selecionados serão exibidos no site oficial do festival. Os filmes não devem possuir legendas embutidas. Filmes que não cumpram com estas regras serão desclassificados. 

III. Todos os filmes selecionados serão exibidos durante o festival no site oficial do Festival de Cinema "Saindo da Gaveta", sendo aberto para o Prêmio do Júri Popular. O período de exibição será do dia 1 ao dia 21 de maio de 2021. Filmes que não cumpram com estas regras serão desclassificados.

IV. As decisões do comitê de seleção do festival e do júri serão finais e incontestáveis.

V. Os filmes enviados DEVEM SER o trabalho original do participante e NÃO DEVEM violar direitos autorais ou quaisquer outros direitos de terceiros. Os participantes concordam que obtiveram todas as permissões de direitos autorais necessárias, relacionadas a músicas, sons, imagens e etc. apresentados em seus filmes. Portanto, os cineastas DEVEM ter todos os direitos associados a seus filmes, permitindo assim que o "Saindo da Gaveta" use clipes para fins publicitários, incluindo o upload de clipes, trailer, pôster e imagens online.

VI. Ao enviar seu projeto para o "Saindo da Gaveta", você permite que o nosso Festival use materiais impressos do filme (como fotos, pôsteres, trailers e clipes) para fins promocionais em nosso site e mídia social. Portanto, todos os filmes selecionados para o Festival concedem ao "Saindo da Gaveta" o direito de usar os materiais impressos dos filmes para fins promocionais.

VII. O ônus de obter direitos autorais e todos os interesses de propriedade do material enviado depende exclusivamente do solicitante.

VIII. Os organizadores do Festival de Cinema "Saindo da Gaveta" se reservam ao direito de alterar, cancelar ou reprogramar as datas, prêmios e categorias de premiação sem consentimento ou informações prévias aos participantes.

IX. Os organizadores se reservam ao direito de não conceder nenhum ou todos os prêmios.

X. Nós, como organizadores do festival, entendemos que: 


a) Filmes internacionais são filmes de qualquer duração NÃO PRODUZIDOS no Brasil; 
b) Filmes brasileiros são filmes de qualquer duração PRODUZIDOS no Brasil; 
c) Filmes mineiros são filmes de qualquer duração PRODUZIDOS no estado de Minas Gerais, no Brasil; 
d) Longas-metragens são filmes com 60 minutos de duração ou mais; 
e) Filmes de média-metragem são filmes com mais de 15 minutos e menos de 60 minutos de duração; 
f) Curtas metragens são filmes com mais de 2 minutos e menos de 15 minutos de duração. 

XI. "Saindo da Gaveta" não publicará o filme completo sem a autorização de seu autor. Se o cineasta decidir não exibir o filme online, não vamos selecionar o filme, pois a exibição é obrigatória. Apesar desta regra, todos os filmes selecionados também serão exibidos em privado para o Júri Oficial do Festival. 

XII. Não exigimos o status de estreia, mas todos os filmes devem ser feitos em 2019 ou nos anos anteriores. NÃO ACEITAMOS FILMES PRODUZIDOS EM 2020 EM DIANTE. 

XIII. Os filmes devem ser inscritos na categoria correta ou serão desclassificados diretamente. As categorias competitivas dE filmes brasileiros são: Curta, Média, Longa-metragem, Documentário e Filme de Minas Gerais. A outra categoria competitiva é a de Filmes Internacionais, que aceita Curtas e Médias-metragens.

XIV. O filme deve ser enviado na categoria correta, caso contrário será desqualificado assim que avaliado.

XV. Nas inscrições, é de RESPONSABILIDADE INTEGRAL dos Diretores e/ou Produtores, denominarem toda equipe técnica, bem como nome do elenco, indicando ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante no ato de inscrição do filme no festival pelo FilmFreeway. Além disso, pedimos também que informe o nome dos personagens correspondentes aos atores, sendo coadjuvantes ou protagonistas. A não-informação destas questões implica na DESCLASSIFICAÇÃO do filme.

DIREITOS AUTORAIS
Ao enviar seu filme para o nosso festival, você concorda que seu projeto (filme completo, trailer) pode ser carregado e/ou incorporado em nosso site. O cineasta e/ou produtora que está enviando o filme deve possuir os direitos de fazê-lo e é responsável pelo conteúdo que está fornecendo. Ao enviar, o cineasta permite que o "Saindo da Gaveta" crie uma página para o filme em seu website, sem violar quaisquer direitos autorais. Os cineastas podem fazer uma solicitação por e-mail para remover o link do filme do website do Festival a qualquer momento.

AVISO LEGAL
O solicitante concorda em ter lido e aceito as regras e regulamentos para participação no festival de cinema “Saindo da Gaveta”.


O requerente confirma que possui a autoridade necessária ou obteve a autoridade necessária do produtor e/ou titular do direito para inscrever este filme no "Saindo da Gaveta" e disponibilizar a impressão para exibição. Sob nenhuma circunstância, as autoridades do “Saindo da Gaveta” não receberão nem responderão a ninguém além do solicitante.

NOTIFICAÇÕES
Após a seleção de um filme para a competição, o cineasta é notificado apenas por e-mail. Os filmes selecionados serão publicados no site do festival. Todos os filmes selecionados e/ou indicados para a competição serão informados apenas por e-mail, redes sociais e listados no site do festival. Nenhuma pergunta ou argumento será recebido com relação a filmes não selecionados. A decisão do comitê de seleção e júri será final e incontestável.